sexta-feira, julho 14, 2006

A Pergunta que não quer calar

Eu tenho a felicidade de fazer consultorias e dar palestras em todo o Brasil e se tem uma coisa que TODO MUNDO me pergunta nessas ocasiões é? Eu devo usar DataSet? Posso usar um DataSet para preencher um Grid ou coisa do tipo?

Eu sempre digo que isso tem duas respostas. A primeira curta:

NUNCA! – Nunca use Datasets em devices com Windows Mobile, pois o consumo de memória exigido é absurdo. Sem falar que você vai estar fazendo um cache “duplicado”, já que o próprio SQL Server Mobile JÁ faz cache de suas tabelas.

Agora a resposta longa:

EVITE – Se você quer fazer algo rapidamente e sabe que o volume de dados é pequeno, então até dá para usar, mas sabendo que esse será um ponto de risco numa eventual evolução do sistema. Outra situação é quando se exige uma formatação muito complexa em um DataGrid e as vezes fica mais rápido montar um DataSet já no formato desejado ao invés de formatar célula-a-célula no DataGrid, mas esse é um recurso que deve ser usado com MUITA sabedoria.

AH!..Esse post está sendo feito usando o novo Word 2007..vamos ver se funciona mesmo..:)

Nenhum comentário: