terça-feira, abril 04, 2006

Sobre GPS's e o Windows Mobile

Duante a apresentação no MVP Day mostrei uma pequena solução que exibia algumas características da nova API de GPS do Windows Mobile. Recebei um MONTE de e-mails me perguntando como diabo fiz aquilo (calma, vou colocar todo o código do evento aqui), mas é necessário dizer que a GPS API ainda não está em código gerenciado. Então existe um "wrapper" que vem no próprio SDK, dêem uma olhadinha.
Outra coisa, é como usar o próprio GPS no mobile 5. Muita pouca gente (incluindo eu) não tem acesso a devices com Windows Mobile 5 e com GPS integrado. Lembre-se que o GPS no Windows Mobile 5 agora é um recurso compartilhado que pode ser usado simultâneamente entre vários aplicativos diferente, via um "pool" numa porta serial virtual.
Então, como eu usei um GPS Bluetooth com o GPS API?...Simples, eu "enganei" o meu device (um i-mate JasJar) para ele pensar que tinha um GPS embutido. Isso é uma tarefa bastante simples.
Primeiro, uma pequena alteração no Registro para ativar, no Control Panel, a configuração do GPS (ela vem no seu device mesmo que ele não tenha GPS). Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/Control Panel/GPS e mude o 'visibilty' para 1. Dê um reset no device e agora você terá um novo ícone por lá - 'GPS'. Use-o para configurar a porta 'virual' e a porta real onde seu device está conectado, e pronto! Você já pode usar o GPS API.
O que fazer com um GPS? Na edição atual da WebMobile Magazine tem um pequeno artigo meu sobre o Mappoint com Smartphones...use sua imaginação..:D

Nenhum comentário: