quarta-feira, novembro 22, 2006

SQL Server Compact Edition RC1

(sim, o mudou de nome de novo)
Atenção: O SQL Server Everywhere Edition (aka SQL Mobile 2005) agora se chama SQL Server Compact Edition.

O SQL Server Compact Edition RC1 foi lançado na web.Baixe ele aqui: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=85E0C3CE-3FA1-453A-8CE9-AF6CA20946C3&displaylang=en

Você vai precisar dos runtimes e do SDK para começar a testar. Dê uma olhada nesse blog http://blogs.msdn.com/stevelasker/archive/2006/10/31/sql-server-everywhere-gets-yet-another-name.aspx para mais informações.

Downloads Relacionados:
Microsoft SQL Server 2005 Compact Edition Tools for Visual Studio SP1 Beta (SSEv31VSTools-EN.msi)

Download the Microsoft SQL Server 2005 Mobile Edition Device SDK to rapidly develop, test, and deploy applications for mobile devices.

Connectivity Tools for SQL Server Mobile, SQL Server 2000, and SQL Server 2005



É uma ótima oportunidade para testar suas aplicações neste novo servidor. Já participava dos BETAs e posso garantir que tem muitas coisas legais, principalmente na parte de sincronismo e performance. Mas isso é assunto para outro post.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Aplicações Web para PocketPC's

De vez em quando vem um maluco me perguntar se dá para rodar ASP.NET em um device com Windows Mobile 5.0. Logo depois de eu dizer que isso é uma coisa idiota, normalmente os malucos dizem que "querem portar uma aplicação web", "que a aplicação fica melhor rodando num browser (sic!)",etc.
Então, comos os malucos também acompanham esse blog, sugiro que vocês se afundem de vez e tentem programa em PHP para o PocketPC! Sim..existe como rodar aplicações PHP no Windows Mobile...deus me perdoe, mas vamos lá:


O primeiro é o PocketHPH, que já é bastante robusto e dá suporte inclusive ao SQLite.

Pior..tem como rodar Phyton (sim, eu sei). Um colega meu portou a biblioteca Django para o Windows Mobile 5.0 e ainda teve coragem de por isso em seu blog.








Não me entendam mal. Eu sei que muita gente vê os PocketPC's como PC's pequenos, mas daí a serem SERVIDORES rodando um Web Server, é um pouco demais.

Malucos..divirtam-se..:)

sábado, novembro 11, 2006

70-536 já era

Aproveitando o SBGames, fui fazer a prova de certificação do .NET 2.0 (a nova). Passei sem maiores problemas, mas com certeza essa prova é BEM mais difícil do que a versão antiga. Cai muita coisa de serialização, segurança a nível de assembly além de uso do framework em si (principalmente dos objetos do FileSystem).
Ainda não sou um Marden, mas chego lá..:D