terça-feira, julho 25, 2006

Artigo sobre MSMQ

O linha de código publicou meu mais recente artigo sobre filas para dispositivos móveis. Se você trabalha com integração de aplicações corporativas, dê uma olhada.

O artigo está aqui.

segunda-feira, julho 24, 2006

Uma nova plataforma a caminho..

Eu penso que todo bom programador entrou nessa de criar software para fazer jogos. Com o lançamento do XBox no Brasil eu pressinto que teremos uma nova plataforma (ou device, como preferir) como alvo de novos aplicativos.

Hmm..já começei a me equipar. Vejo novidades em breve..:)

A Microsoft liberou alguns Design-Patterns e códigos fonte para facilitar a criação de aplicações móveis corporativas, as chamadas LOB's (Line-Of-Business Applications).
Uma aplicação LOB tem as seguintes características:

-It has a rich user interface that takes advantage of the power of the Windows Mobile device.
-It might use a gateway server and the most cost effective underlying network technology to connect to and exchange data with multiple back-end systems.
-It takes advantage of local caching and processing to enable operation during periods of no network connectivity or intermittent network connectivity.
-It is easily deployed and configured.
-It helps to keep local, potentially confidential information secure.

Altamente recomendado. Nem pisque, baixe tudo aqui.

Como eu perdi um I-Mate SP5

Sim..tragédia total. Há algumas semanas perdi meu i-mate SP5 que trouxe da China..:(
A coisa aconteceu assim: Estávamos eu e minha esposa na porta de casa e ela pediu meu Smartphone (o finado SP5) para fazer uma ligação. Após essa ligação ela saiu do carro e entrou em casa novamente (com o celular na mão) para pegar algumas coisa. Depois ela voltou para o carro e fomos embora.
Momentos depois diversos alarmes soaram na minha cabeça e perguntei quase instintivamente: "amorzinho, cadê meu celular??" e ela: "como assim, deixei aqui no carro!!"...Hmmm..Acho que apaguei por alguns segundos pois lembro que estava dirigindo numa curva e quando voltei a mim estava numa reta, mas tudo bem.
Aí eu falei "não amorzinho..você entrou em casa com o celular, lembra?" (disso isso rangendo os dentes). E ela: "não..eu deixei aqui no carro..entrei sem nada" (quase em desespero, pois ela sabia da minha relação com o SP5)...bom, isso gerou uma típica discussão de marido-mulher que não vou relatar aqui e no fim..nada de Smartphone..nada...tive de recorrer a um de meus celulares de Backup e é um deles que estou usando até hoje.
Passado o período de luto..vou esperar a nova geração que vem no segundo semestre para procurar alguma coisa..alguém tem alguma sugestão?

sexta-feira, julho 14, 2006

A Pergunta que não quer calar

Eu tenho a felicidade de fazer consultorias e dar palestras em todo o Brasil e se tem uma coisa que TODO MUNDO me pergunta nessas ocasiões é? Eu devo usar DataSet? Posso usar um DataSet para preencher um Grid ou coisa do tipo?

Eu sempre digo que isso tem duas respostas. A primeira curta:

NUNCA! – Nunca use Datasets em devices com Windows Mobile, pois o consumo de memória exigido é absurdo. Sem falar que você vai estar fazendo um cache “duplicado”, já que o próprio SQL Server Mobile JÁ faz cache de suas tabelas.

Agora a resposta longa:

EVITE – Se você quer fazer algo rapidamente e sabe que o volume de dados é pequeno, então até dá para usar, mas sabendo que esse será um ponto de risco numa eventual evolução do sistema. Outra situação é quando se exige uma formatação muito complexa em um DataGrid e as vezes fica mais rápido montar um DataSet já no formato desejado ao invés de formatar célula-a-célula no DataGrid, mas esse é um recurso que deve ser usado com MUITA sabedoria.

AH!..Esse post está sendo feito usando o novo Word 2007..vamos ver se funciona mesmo..:)

quarta-feira, julho 05, 2006

Saiu o Microsoft ActiveSync 4.2

A Microsoft acabou de liberar a mais nova versão do ActiveSync. Baixe aqui.

Eis aqui o anúncio oficial das mudanças. Não..nada de sincronismo via wi-fi ainda..:(

Changes in ActiveSync 4.2 help resolve connectivity related issues with Microsoft Outlook, proxies, partnerships, and connectivity.


"Microsoft Outlook Improvements: Resolves issues relating to error code 85010014.

Proxy/DTPT interaction Improvements: Improved auto configuration of device Connection Manager settings when desktop has no proxy path to the internet.

Improved Desktop Pass Thru behavior with ISA proxy failures.

Partnership improvements: Better resolution of multiple devices with the same name syncing with the same desktop.

Connectivity Improvements: Better handling of VPN clients (resolve unbinding of protocols from our RNDIS adapter). New auto detection of connectivity failure with user diagnostic alerts.


ActiveSync 4.2 supports PC sync via USB cable, Bluetooth, or infrared connection."

segunda-feira, julho 03, 2006

Com dúvida entre o Origami e Windows Mobile? Fique com os dois!

Eu não gosto muito de falar de devices aqui, mas tem alguns que merecem minha atenção ( e talvez o meu dinheiro ).

O novo UMPC (ou PDA, sei lá) da Dualcor é o primeiro dispositivo a trazer embutido dois sistemas operacionais: O Windows XP Tablet Edition 2005 e o Windows Mobile 2005. Ele vem coom dois processsadores, um de 1.5 GHZ e um XScale de 400MHZ, com 1 GB de RAM, 1 GB de memória Flash e um HD de 30GB. A tela é de 5 polegadas, com resolução de 800x480, sensível ao toque.
Tudo fantástico. Agora o preço. Cerca de US$ 1.500,00. Acho que o preço seria aceitável se o dispositivo tivesse pelo menos um rádio Wifi ou mesmo bluetooth. O usuário desse dispositivo terá de comprar um cartão Wifi a parte.
Hmm..Esse é um device com muitas possibilidades, que deve ter um relativo sucesso, mas eu gostaria de ver mais opções de conectividade.