sábado, abril 22, 2006

The Finalizer Project

Apenas uma nota. Eu sempre gostei de pegar projetos bastante interessantes usando o Compact Framework, mas esse daqui eu gostaria de ter participado! UAU!
Quem sabe um dia..:)

sexta-feira, abril 21, 2006

Compact Framework 2.0 Service Pack 1 BETA

O pessoal do CF está trabalhando num Service Pack para o Compact Framework 2.0. Eu já vinha dando uma olhada nele e realmente muita coisa melhorou..Os programas ficam mais rápido, estáveis, etc. Muitos bugs foram corrigidos.

Eis uma lista de novidades:
-Support for WinCE 4.2. For more information see Richard Greenberg's BLOG.
-Allow GAC to be installed to Storage Card.
-Allow DataGrid cell drawing to be overridden.
-Enable .NET Framework SDK Debugging via MDBG.
-Include Network Log Viewer.
-Include .NET Compact Framework Remote Performance Monitor.
-Support Headless WinCE 5.0 Devices.

Quer testar logo? Baixe aqui.

Convido a todos a darem uma conferida do Community Days, da Microsoft. Estarei presente agora nas etapas de Joinville, São Paulo e Brasília falando, claro, de Mobilidade.
Nos vemos por lá!

quinta-feira, abril 20, 2006

"Treo Hollywood" vai rodar Windows Mobile!

Bom demais...o tal device de baixo custo da Palm (menos de US$300) vai rodar Windows Mobile 5.0! Olha a foto dele ai embaixo:

O "Treo Hollywood" como é conhecido de codenome é a nova aposta da Palm para derrotar a dobradinha Symbian/Nokia no mundo. A idéia é ter um device bastante poderoso a um preço bastante baixo (para um Smartphone). É interessante notar que eles não escolheram o morto PalmOS nem o tal ALP (Access linux Plataform) da Access (dona da PalmSource)...hmmm.
A própria Palm nem faz mais devices por inteiro. Por exemplo o Treo 700w foi desenhado pela HTC (sabiam?)...desse jeito é melhor fechar logo.

Meu feriado com um Smartphone

Muita gente pensa que um Smartphone, como o meu HTC Tornado made-in-china, é só um celular para uso "profissional", mas veja como usei meu brinquedo preferido no feriado da semana santa.
Primeiro, não tenho MP3 no meu carro..e acho uma estupidez um bando de gente gastar mais de R$500,00 em iPod's ou coisa do tipo. Meu MP3 Player é meu smartphone e ponto final! Comprei um suporte para o carro e é lá que ele fica durante toda a viagem:



E já que um Smartphone é MUITO mais do que um MP3 Player, que tal um sistema de navegação via GPS? No Smartphone, claro! Me levou direitinho até o Hotel:



Esse modelo de Smarphone em especial não tem GPS, por isso usei um GPS Bluetooth que tenho a muitos anos..uma parceria perfeita!



Mas, espera! E se eu quiser usar o Smartphone como um celular! Vou ter que desligar essa parafernália toda?!? Claro que não, graças ao meu fone Bluetooth que também fica conectado ao Smartphone...ehehee..e ainda tem gente que gasta um monte de dinheiro naqueles kit's hands-free para carros...



Pois é gente..Smartphone não é só para trabalho não..:)

terça-feira, abril 04, 2006

Sobre GPS's e o Windows Mobile

Duante a apresentação no MVP Day mostrei uma pequena solução que exibia algumas características da nova API de GPS do Windows Mobile. Recebei um MONTE de e-mails me perguntando como diabo fiz aquilo (calma, vou colocar todo o código do evento aqui), mas é necessário dizer que a GPS API ainda não está em código gerenciado. Então existe um "wrapper" que vem no próprio SDK, dêem uma olhadinha.
Outra coisa, é como usar o próprio GPS no mobile 5. Muita pouca gente (incluindo eu) não tem acesso a devices com Windows Mobile 5 e com GPS integrado. Lembre-se que o GPS no Windows Mobile 5 agora é um recurso compartilhado que pode ser usado simultâneamente entre vários aplicativos diferente, via um "pool" numa porta serial virtual.
Então, como eu usei um GPS Bluetooth com o GPS API?...Simples, eu "enganei" o meu device (um i-mate JasJar) para ele pensar que tinha um GPS embutido. Isso é uma tarefa bastante simples.
Primeiro, uma pequena alteração no Registro para ativar, no Control Panel, a configuração do GPS (ela vem no seu device mesmo que ele não tenha GPS). Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/Control Panel/GPS e mude o 'visibilty' para 1. Dê um reset no device e agora você terá um novo ícone por lá - 'GPS'. Use-o para configurar a porta 'virual' e a porta real onde seu device está conectado, e pronto! Você já pode usar o GPS API.
O que fazer com um GPS? Na edição atual da WebMobile Magazine tem um pequeno artigo meu sobre o Mappoint com Smartphones...use sua imaginação..:D

MVP Dev Days - Sucesso!

O evento dos MVP's foi um grande sucesso. O Ramon colocou umas fotos legais.
Conheci muita gente que só conhecia antes pelo blog ou pelo Newsgroup. É sempre bom conversar "ao vivo"..:)

Assim que conseguir um lugar para hospedar os arquivos que usei na apresentação avisarei aqui no blog. Quem quiser logo pode me pedir por e-mail ou pelo newsgroup da MSDN.

Obrigado galera, vocês são o motivo do sucesso deste evento.