terça-feira, março 28, 2006

Super Smartphone - GIGABYTE gsmart

Não costumo falar de devices específicos aqui no meu blog. Sempre que quero falar sobre algum aparelho escrevo um artigo lá na Wince, mas as vezes alguns fabricantes extrapolam e criam devices realmente únicos. O gsmart é um deles:

O GIGABYTE gsmart é um PocketPC Phone edition com as seguintes especificações:
- 416 MHz Intel processor
- QVGA screen
- Tri-band 900/1800/1900 MHz GSM/GPRS
- Wi-Fi, Bluetooth
- TV, FM

TV e FM? Sim..essa pequena maravilha também é um receptor de TV e rádio FM..:D Para ser perfeito só precisava de uma tela VGA e um GPS embutido..:D

Vejam um review dele aqui...humm...é melhor começar a economizar..:)

sábado, março 25, 2006

Application Blocks para o Compact Framework



O grupo de padrões e práticas da Microsoft está construindo uma série de Application blocks para dispositivos móveis. Grandes iniciativas como o CAB (Composite UI Application Block) foram portados do Desktop para o Windows Mobile.
Se você é um desenvolvedor sério do Compact Framework, você tem de dar uma olhada nisso.

Eis o anúncio oficial:

This is our first drop! Includes the starter reference implementation, and the application blocks for Mobile we have so far.
Included Application Blocks: CAB (Composite UI), ObjectBuilder, the new Subscription Application Block, the start of the Connection Management block
Included Applications: our Reference Implementation for AdventureWorks and a "Hello World" quickstart that illustrates CAB capabilities on the Compact Framework.
Included Tools: our Mobile unit test harness and runner - now you can author your unit tests with VSTS and run them on the device!
You can also find a document giving a basic introduction to the Mobile initiative at patterns & practices, and documents describing the requirements we are aspiring to complete. We give these documents so you can provide your feedback on scope and priorities.
We look forward to your feedback as *you* guide *us* into producing what you need to create great mobile solutions on the .NET Compact Framework 2.0 and Windows Mobile 5.0.
Enjoy & Thanks! - the p&p Mobile team.

sexta-feira, março 24, 2006

MVP Dev Day


Vou participar, no dia primeiro de abril (de verdade), do MVP Dev Day, um evento que vai reunir em São Paulo MVP's de todo o país e eu, claro, vou falar do Windows Mobile 5.0 e suas novidades para desenvolvedores.
Nos encontramos por lá!

terça-feira, março 21, 2006

XBox Mobile

A Microsoft decidiu entrar de vez no mercado de entretenimento móvel. Depois do Origami, fico muito feliz em anunciar um novo projeto que está em desenvolvimento em Redmond que seria uma versão "móvel" do console XBox360, que assim como seu irmão maior, não é voltado apenas para jogos e sim para jogos, músicas, vídeo, etc.
Seria um concorrente natural do futuro Ipod e do PlayStation Portable 2. O interessante dessa iniciativa da Microsoft é que este novo device (que deve rodar uma versão do Windows Mobile) seria uma plataforma aberta para desenvolvedores, ou seja, poderemos criar jogos e programas para ela sem ter de pagar volumosos royaltes ao fabricante, como acontece com o PSP.
Mais do que isso, com tecnologias com o XNA, poderemos criar um jogo em .NET e que seria executado tanto no seu PC, quanto no XBOX ou mesmo no "XBOX Mobile". Incrível não?
Como sempre estarei atento e acompanharei esse novo projeto aqui no blog.

sexta-feira, março 17, 2006

Meu artigo da WebMobile Magazine


Meu artigo da última edição da WebMobile Magazine fala do uso do Mappoint WebService para a criação de aplicações geo-referenciadas. O Mappoint é um gigantesco banco de mapas, geo-referenciado, que inclui grande parte das cidades brasileiras e rodovias.
Infelizmente, não existe ainda um suporte nacional ao MapPoint. Os que tiverem interesse de usar o serviço comercialmente terão de negociar diretamente com o escritório nos Estados Unidos. Para mim a Microsoft Brasil está dando a maior bola fora.
Dúvidas e comentários sobre o artigo podem ser postados aqui mesmo. Meu próximo artigo irá falar sobre algumas API's novas do Windows Mobile e na edição seguinte volto ao Mappoint agora numa aplicação para Smartphone integrada a um GPS.

sábado, março 11, 2006

Como o mundo dá voltas..

Tive recentemente a felicidade de re-encontrar um antigo amigo dos tempos de PalmOS. Na época éramos entusiastas do PalmIII e achávamos que aquilo seria a plataforma que dominaria todo o mundo.
Era a época onde nós, recém formados, juntávamos nossos minguados salários para mandar buscar nos EUA essas pequenas maravilhas a preço de ouro. Ficávamos fascinados como aquelas coisinhas eram versáteis e imaginávmos como podiámos ter ficado tanto tempo sem um Palm em nossas vidas.
Tudo corria bem até 1999. Eu estva lá feliz com o meu PalmV até que vi as especificações do S.O. PocketPC 2000, da Microsoft. Era praticamente um S.O. "de verdade", da forma como eu, desenvolvedor de software, esperava de um sistema operacional. Aquilo fez meus olhos brilharem.
Falei isso com meu colega e ele falou que jamais a Microsoft iria ocupar o espaço do PalmOS, eles não tinha experiência no segmento, não tinham devices decentes, não tinham software. Não tinha nada.
Não sei se meu colega estava um pouco ofuscado pela nossa paixão pelo Palm, mas eu não via as coisas dessa maneira. Sim, o PocketPC não tinha nada disso que ele falou, mas ele tinha uma coisa que o PalmOS nunca teve. O PocketPC era uma plataforma superior. Um verdadeiro sistema operacional, da forma como conhecemos um, para PDA's. Isso me acendeu uma luz amarela sobre o futuro do PalmOS.
No ano seguinte, decidi ir contra todos os meus princípios e comprei um iPaq 3600, rodando o novíssimo PocketPC 2000. Era um tijolão na época de devices pequenos, como o meu PalmV. Eu mostrava para as pessoas e elas só comentavam: "que tijolo! Cadê o PalmV!". Mostrei para meu colega e ele me falou: "Você vai bater em mim com isso?!!". Nunca esqueci.
Aparentemente eu olhava para o tijolão (err, iPaq) com olhos diferentes. Onde alguns viam um grande PDA comedor de bateria eu via um sistema operacional concebido para o futuro, com recursos bastante eficientes de escalonamento de processos, alocação de memória e gerenciamento de drivers de dispositivo. Pela primeira vez eu vi que o futuro estaria destinado ao então PocketPC 2000.
Essa foi uma época muito estranha. A maioria dos meus amigos PDA-zeiros tinha Palm. 99.99% da "imprensa especializada" só viam o iPaq como um tijolão. A maioria dos sites, blogs, fórums e formadores de opinião só viam o tijolão. Será que eles não enxergavam que o que importava não era o tijolão mas o S.O.?
E olha que o PocketPC 2000 tinha problemas. E muitos. Mas menos que seu antecessor, o tosco Windows CE, do qual nós riámos em conversas no bar. Mas eu sabia que os problemas do PocketPC 2000 eram coisas simples de resolver, modificações feitas nas camadas superiores do software. Eu via que o problema do PalmOS era mais profundo, baseadas em soluções simplistas, e a empresa na época não via essa "simplicidade" do PalmOS como um problema. Foi um erro fatal.
A comunidade de PocketPC na época era mais ou menos como um gueto judeu durante a segunda guerra. Erámos esquecidos em nossas próprias lista de discussão e passávamos ao largo de calorosas discussões sobre plataformas que aconteciam nos fóruns em todo mundo, a maioria criada por usuários de PalmOS para criticar a escolha "estúpida" de adotar qualquer PDA que não rodasse o PalmOS. Preferiámos ficar calados, sempre tirando dúvidas de usuários PalmOS que analisavam as plataformas munidos de razão e não de paixão. Atraíamos esses usuários para o chamado "lado negro", que na realidade era a "luz". Eram tempos divertidos aqueles.
Menos meu colega. Não conseguia entrar na cabeça dele a importância do sistema operacional num PDA. Para ele, PDA era hardware e o sistema operacional uma coisa menor..um acessório do hardware, nada mais.
Era meados de 2002 e eu agora um feliz possuidor de um Casio E-200 rodando o novíssimo PocketPC 2002 e ele com um super PDA Sony NX80 rodando PalmOS. Não adiantava eu lhe mostrar os recursos do E-200,como o slot CF e o suporte a drivers permitia que eu tivesse placas de wi-fi,GPS,TV, etc.. Para ele nada interessava. O look-and-fell do NX80 era imbatível.
Por coisas do destino, nos separamos e ficamos alguns anos sem nos comunicar. Durante esse período vimos o mercado mudar de rumo.
A Microsoft lançou o Windows Mobile 2003, depois o Windows Mobile 2003SE e o atual Windows Mobile 5.0. Muitos devices passaram. A Palm se dividiu. A sony saiu do mercado de PDA's. A quantidade de fabricantes de devices com Windows Mobile cresceu.
Durante esse período, principalmente em 2004, houve uma verdadeira "debandada" de usuários PalmOS para o Windows Mobile, principalmente devido a redução de tamanho dos até então "tijolões" e a total inércia da então PalmSource na condução dO PalmOS.
Aparentemente, a equalização do tamanho dos devices fez saltar aos olhos dos usuários do PalmOS como sua plataforma era limitada. A comunidade PocketPC agora saia dos guetos e gritava em alto e bom som que seus devices tinham wi-fi, bluetooth, MP3, multitarefa, desde 2000! Os usuários de PalmOS ficavam atordoados se perguntando como não tinham visto isso antes! Como isso aconteceu? E agora, como eu me livro da porcaria do meu Palm T3??
Foi interessante observar como antigos defensores do PalmOS davam desculpas por estarem migrando de plataforma a seus "seguidores". Toda a "imprensa especializada" fica procurando em vão explicações para esse fenômeno. A comunidade de desenvolvedores não acreditavam que seus investimentos de longos anos estavam indo por água abaixo. Não acreditavam que poderia sequer existir um PDA Palm rodando Windows Mobile. Não acreditavam que o PalmOS não era o S.O. destinado ao futuro.

Então finalmente meu colega me deu ouvidos. Falei para ele que, qualquer que seja o mercado, é o software que importa. Não adianta tentar simplificar o software para ele se adequar a um hardware limitado. Faça um bom software e deixe que o hardware evolua até que o sustente de forma adequada. Você tem de passar pelos tijolões até chegar a um i-Mate Jam se quiser fazer algo destinado ao futuro.
Finalmente convenci meu colega e hoje ele é um feliz possuidor de um Dell X51v, rodando o Windows Mobile 5.0. E agora ele também vê como um bom S.O. pode fazer diferença num mercado onde aparentemente é o hardware que importa.

Mas não sem me dizer antes de ir embora que está de olho no "novo PalmOS" que deverá sair em 2007, baseado no Linux!... Eu também meu amigo. Eu também.

quinta-feira, março 09, 2006

Ultra Mobile PC Display Emulator Beta

Para os que gostam de novas plataformas (como eu), aí vai um link interessante se você quer desenvolver para a plataforma Ultra Mobile PC (aka Projeto Origami): Tem um emulador (beta) que não é bem um EMULADOR, mas ele faz com que sua aplicação rode na resolução desses dispositivos (800x480 pixels) lhe ajudando a verificar o comportamento de sua interface no UMPC.
Baixe o emulador aqui.
Pronto para rodar suas aplicações em todo lugar?..:)

quarta-feira, março 08, 2006

Origami - Eu já sabia..

Direto da Intel Developers Forum 2006! A Microsoft finalmente falou o que diabos era o projeto Origami. A CNBC acabou de mostrar na televisão o protótipo dele funcionando:

Para ver o vídeo, clique aqui.

É chato eu sei, mas os MVP's já sabiam do que se tratava..:p Não podiámos falar nada por causa do NDA, mas quis manter o suspense..:p
Eis algumas características que sairam no anúncio oficial:

- devices compatible with Microsoft Origami platform will be manufactured by several hardware manufacturers
- there will be (at least) 2 generations of Origami: the first one is without keyboard and is bigger and the other one is smaller, has a built-in QWERTY keyboard and will be released much later
- the bigger Origami (the one without keyboard) should go on sale within weeks, it also has built-in Bluetooth and any Bluetooth keyboard with HID profile will work with it
- official announcement of Origami will take place at CeBIT 2006, on Thursday, March 9, 2006 - in Germany
- Origami will cost less than 1000 USD

Resumindo, é um device rodando o Windows XP Tablet Edition, com algum processador ultra econômico. Parece bom.

terça-feira, março 07, 2006

Windows Automotive de Pobre

Nunca falei isso para ninguém, mas acho fantástico o conceito do Windows Automotive. Basicamente é um pequeno computador rodando Windows Mobile e conectado ao automóvel para oferecer recursos de navegação, música, checagem de falhas, etc.
Bom, como isso nunca vai chegar por aqui, decidi eu mesmo fazer minha versão do Windows Automotive. Basicamente será necessário criar uma interface para que um dispositivo rodando Windows Mobile possa "conversar" com o mundo externo, de forma segura.
Como tenho algum conhecimento de eletrônica digital, sei que posso criar um circuito usando um Microcontrolador PIC, que possa se comunicar via iRDA (infravermelho) com um PocketPC. Voilá!
O PocketPC em questão será um Toshiba e740, que está com a bateria estragada e com desalinhamento crônico da tela..sem uso como PDA, mas excelente para um carro!..:D

O circuito em si não é muito crítico, mas o problema é que não sei nada de iRDA, por isso desenterrei uma antiga placa de prototipação para PIC, a velha Cuscopic!

Assim que tiver dominado a comunicação, será a vez de fazer um pequeno programa em .NET para haver a comunicação com a placa..e aí a coisa vai ficar interessante..:D

Se alguém tiver alguma dica ou sugestão esteja a vontade..Em breve mais novidades!

quarta-feira, março 01, 2006

Vídeos sobre o Origami

Nem bem falei do projeto, já vazaram ums vídeos..ehehe
Vejam aqui uma versão em Flash. Mais detalhes aqui.