sábado, fevereiro 25, 2006

Nova plataforma móvel da Microsoft: Conheça o projeto Origami

O projeto Origami é a mais nova plataforma móvel da Microsoft: É uma plataforma "maior" do que o Windows Mobile e menor do que o Windows XP Tablet Edition..

Até agora, nada é oficial, há apenas um site, o www.origamiproject.com e em 2 de março de 2006 o projeto deve ser divulgado formalmente. Todo o resto é apenas boato (e como tem boatos, eheheh)

Espero que não seja esse Origami aí da foto abaixo, anunciado há alguns anos atrás pela National Semicondutores..:p


Acredito que seja algo baseado no Windows Vista e mais parecido com um TabletPC, mas com jeitão de PDA, sem HD, por exemplo..


Bom...vamos aguardar para ver...vem coisa boa por ai..:D

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Hobbyist Developers… Welcome back to Windows Mobile Application Development

Novidades! No Framework 2.0 foi incluído também todos os compiladores para gerar aplicações para o CompactFramework, sem precisar do Visual Studio! Agora os programadores "hobbistas" podem também criar suas aplicações para o Windows Mobile? Que tal criar agora um IDE FREE para o Windows Mobile? Quem se habilita?..:D

Veja a notícia original:

Hobbyist Developers… Welcome back to Windows Mobile Application Development
For most of the life of Windows Mobile, their were two primary development tools, eMbedded Visual C/C++ (eVC) and eMbedded Visual Basic (eVB). With both of these tools being free, a significant number of hobbyist developers began developing Windows Mobile applications. In fact many of the more innovative Windows Mobile applications & utilities have come from people who develop software as a hobby.
Back in 2003 when the .NET Compact framework was first released, it was only available as part of a Visual Studio 2003. Not only was VS2003 not free but it was rather expensive. This of course made the .NET Compact framework inaccessible to hobbyist developers. With .NET-related technologies so obviously being the future1 of Microsoft development, many hobbyists were concerned that they were being left behind.
Thankfully, the problem has been corrected. The .NET Compact Framework is now incorporated into the freely downloadable .NET Framework SDK and MSDN now includes documentation on how to create a batch file to compile .NET CF applications using the command line utilities.
Hobbyists, have long been a big part of Windows Mobile development. It will be interesting to see what comes from making the .NET Compact Framework accessible.
1Around the that same time it was announced that both eVC and eVB were being discontinued

Livros novos..

Sempre encontro o que preciso na Internet, mas certo tipo de conhecimento só está disponível na mão de alguns boms autores, por isso mandei buscar alguns livros:


Nenhum de Windows Mobile né? Não tem nenhum que preste no mercado...será que vou ter de escrever um eu mesmo?..:)

Microsoft quer ser padrão de dispositivos móveis

A Microsoft quer fazer de seu navegador para smartphones, o Windows Mobile, o mais popular em aparelhos portáteis no Brasil.
A estratégia para obter a liderança nesse mercado fez a empresa abrir no Brasil, essa semana, uma unidade específica para negócios móveis. Além do Brasil, somente em outros nove países a Microsoft abriu unidades dedicadas a esse segmento.
De acordo com a empresa, a decisão foi baseada no tamanho do mercado brasileiro de telefonia. Atualmente existem 86 milhões de usuários ativos de celular.
O foco da Microsoft, no entanto, é apenas uma pequena parcela desse total, os smartphones, que representam menos de 6% dos celulares ativos no Brasil.
A empresa acredita que cada vez menos os clientes de telefonia procuram aparelhos somente para a comunicação por voz e a tendência é de maior integração dos serviços de telefonia móvel com a internet. A função mais desejada pelos usuários, segundo a Microsoft, é o envio e recebimento de e-mails.
Para popularizar o Windows Mobile, a Microsoft fechou acordos com três grandes operadoras brasileiras, a Claro, a Vivo e a TIM. O principal adversário do Windows Mobile é o Symbiam, sistema operacional para aparelhos móveis desenvolvido por um consórcio de empresas de tecnologia.

Me mudei

Pessoal, a partir de hoje vou mudar meu blog do TheSpoke para cá. Nada conta o TheSpoke, mas aqui acredito que seja um lugar mais adequado para mim, que não sou mais estudante.
Mudei também o nome do blog, ao invés de Smartphone Brasil, agora vai se chamar CompactPlace, e irei me dedicar a falar não somente de Smartphones, mas de tudo que ronda a tecnologia Compact Framework, do .NET.
Abraços a todos e agora vamos começar!